domingo, 19 de fevereiro de 2012

Voz: fundamental é cuidar!

Fonoaudiologia é a ciência que tem como objetivo cuidar da comunicação humana. Em relação à voz, cabe ao profissional fonoaudiólogo intervir com avaliação e tratamento de pacientes acometidos por problemas na produção vocal (disfonias), causados por patologias de pregas vocais (nódulos, pólipos, cistos, ou mesmo câncer de laringe, por exemplo); cuidar de alterações vocais comuns na terceira idade (presbifonia); auxiliar no aprimoramento vocal de indivíduos que trabalham diretamente com a voz (cantores, jornalistas, advogados, artistas, etc) dentre outras possibilidades. 
Os profissionais supracitados podem ser denominados “atletas vocais”, tamanha é a resistência vocal requerida por estas funções. Conhecimentos básicos sobre anatomia e fisiologia do aparelho fonador são necessários para o exercício adequado das mesmas.
O fonoaudiólogo também é o profissional responsável por trabalhos com assessoria, consultoria e treinamento na área de comunicação. Profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho são muito beneficiados com este tipo de intervenção. Estes profissionais necessitam de uma qualidade de voz adequada e de uma comunicação oral (expressão verbal, oratória, fala-articulação, vocabulário...) eficiente.

Aquecimento vocal
 

O que significa aquecer a voz? Significa preparar a musculatura laríngea para uma demanda vocal intensa, proporcionando, através de exercícios, maior flexibilidade muscular, aumento da irrigação sanguínea, melhor projeção vocal, maior controle respiratório, dentre outros aspectos. Façamos uma comparação: um atleta consegue realizar seu trabalho sem um aquecimento prévio? Se o fizer, certamente terá problemas...
                                                

Os "atletas" da voz também podem ter sérios problemas; dentre eles, podem ficar impossibilitados de exercer a própria função...  

Se você trabalha com a voz, fique atento: qualquer alteração (dor de garganta, rouquidão, cansaço ao falar, voz fraca...) inspira cuidados. Não permita  que nada atrapalhe sua rotina profissional. Procure um médico otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo e cuide-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário