quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012



É bom saber!


Mas por que?

A seguir comentaremos algumas recomendações comuns à manutenção da saúde vocal.

Saúde vocal consiste na adoção/manutenção de hábitos adequados que permitem que a voz permaneça em boas condições. Uma voz cuja qualidade é considerada agradável e produzida de forma confortável reflete uma condição de saúde vocal. Por outro lado, uma voz com qualidade vocal desagradável e produzida de modo desconfortável, reflete um quadro de disfonia (alteração passível de intervenção fonoaudiológica). Disfonias são alterações que dificultam ou impossibilitam a emissão natural da voz. Ocorrem basicamente por conta de prejuízos funcionais (abusos vocais, uso intenso e descuidado da voz) e patologias. De qualquer forma, todos os indivíduos devem ter certos cuidados com a própria voz, especialmente aqueles que a utilizam intensamente em suas atividades, os já mencionados profissionais da voz.

Segue abaixo uma pequena lista de orientações próprias à Saúde Vocal:


- Evite falar até perder o folêgo, forçando a saída de ar dos pulmões; o processo de respiração tem de ser natural. Quando perceber que lhe faltará ar, faça uma pequena pausa e respire tranquilamente.

- A água é uma ótima aliada da nossa voz. Beba água durante todo o dia, em intervalos razoáveis, e não somente quando sentir sede. A ingestão diária ideal é de 2 litros.

- Evite gritar sem necessidade ou exageradamente; quando gritamos, as nossas pregas vocais se tocam de forma muito brusca e com o passar do tempo essas pequenas agressões podem gerar “machucados”, como os nódulo ("calos") vocais.

- Evite fumar. O cigarro é um dos maiores inimigos da voz, pois apresenta em sua composição várias substâncias nocivas ao corpo, causadoras de uma ampla quantidade de malefícios, como o câncer de laringe. Além disso, sua fumaça muito quente agride e resseca o trato vocal, alterando a produção natural da voz.

- Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação! "Se você pensa que cachaça é água...", saiba que ela definitivamente não é! Às vezes, alugmas pessoas sentem uma aparente melhora na voz após a ingestão de bebidas; o que ocorre, na verdade, é uma diminuição de sensibilidade da garganta, o que faz com que a pessoa libere a voz sem preocupações (haja agressão vocal...)! O prejuízo, claro, é percebido depois. Irritação, dor e voz rouca são comuns após estes abusos.

- Roupas muito apertadas, especialmente na região na barriga, podem dificultar a respiração; sempre que possivel use roupas leves e confortáveis.

- A poeira é prejudicial à nossa respiração e, consequentemente, à nossa voz. Evite ficar por muito tempo em ambientes com tapetes, cortinas, carpetes e outros tipos de materiais que acumulam pó.

- Atividades de uso intenso da voz (como o canto) dependem de um preparo adequado. Nunca deixe de “aquecer” a voz antes de utilizá-la em tarefas que exigem um pouco mais dela (assim como um corredor não pode deixar de preparar-se antes de uma maratona).

- Alimentos gelados não devem ser ingeridos com frequência, pois o choque de temperatura (o quente do interior do organismo e o frio do alimento) pode danificar as pregas vocais (aumento de muco e inchaço das pregas vocais.

- Evite o uso exagerado de balas, pastilhas ou sprays que aliviam temporariamente as irritações na garganta. Na verdade, estes produtos “disfarçam” a dor do esforço vocal, causando uma sensação de melhora, o que não é verdade. Depois que o efeito passa, o problema pode voltar ainda mais incômodo. Se for possível utilizar estas substâncias e realizar repouso vocal, não há nenhum problema.

- Derivados do leite também aumentam a secreção de muco (saliva grossa) no trato vocal, o que ocasiona o pigarro. Este fato pode prejudicar a projeção vocal.

- Comer mação é uma boa pedida, pois ela “limpa” a boca e a faringe, dissolvendo um pouco do muco, favorecendo uma voz mais projetada e uma fala melhor articulada. Além disso, ao ingerí-la, movimentamos vários músculos da face relacionados à fala, por conta de sua consistência. A dicção torna-se mais clara, mais precisa.  


Acompanhem o blog e participem de sua construção. Sempre haverá atualizações. Sua opinião também é fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário