quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Soltando a voz: propostas de intervenção

O ser humano necessita comunicar suas necessidades, anseios, vontades, estados de espírito, sentimentos...enfim, precisa se relacionar com o mundo. Pra fazer isto, ele utiliza 2 meios de comunicação: a verbal (oral e escrita) e a não-verbal ( gestos, expressões faciais, símbolos, postura corporal). A voz pode ser tratada em ambiente clínico-terapêutico, com consultas individuais, ou ainda em grupos, com o objetivo de aprimorá-la. O trabalho de consultoria/assessoria na área de voz consiste em relacionar conhecimentos teórico-práticos da profissão (trabalho com respiração, ressonância, articulação, dicção, dentre outras coisas) com o comportamento do indivíduo nas relações sociais e de trabalho.

Obs: é importante salientar que este tipo de intervenção não é específica para cada indivíduo, pois a voz é trabalhada de maneira geral. Qualquer problema detectado deve passar por uma avaliação e acompanhamento terapêuticos adequados.

Algumas propostas de atuação

1 - Operadores de telemarketing: realização de orientações e treinamentos específicos sobre os cuidados com corpo e postura, com a voz, respiração, articulação e uso de comunicação eficaz de acordo com a empresa;
2 - Cantores: trabalho com coordenação respiratória/fonatória, ressonância, projeção vocal, extensão vocal, aquecimento, desaquecimento, estabilidade da musculatura laríngea, melhora da articulação dos sons;
3 - Professores: o trabalho com os professores visa criar uma postura de prevenção e adoção de hábitos de saúde vocal, evitando doenças vocais ocupacionais e/ou sociais (rouquidão, perda da voz ao final do dia, dor ao falar...), que certamente prejudicariam a função do professor, e auxiliando-os no desenvolvimento de técnicas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem;
4 - Setor empresarial: empresários, executivos, gerentes e outras pessoas em cargos de chefia necessitam desenvolver habilidades ligadas à liderança e motivação, precisando aprimorar a comunicação interindividual e negocial. É preciso aprimorar a comunicação oral e gráfica;
5 - Profissionais do setor judiciário: advogados, promotores e juízes necessitam aprimorar sempre a própria oratória, para que expressem o conhecimento de forma natural e segura. Técnicas de impostação vocal, respiração, relaxamento, aperfeiçoamento de fala, expressão corporal e outro atributos próprios do bom orador devem ser enfatizados em treinamentos com estes profissionais;
6 - Atores: o trabalho com atores visa relacionar a voz e seus múltiplos recursos (respiração, ressonância, articulação, projeção...) às diferentes necessidades cênicas, possibilitando ajustes vocais específicos, sem sobrecarga ao aparelho fonador.Certos personagens exigem grandes adaptações vocais, as quais, sem uma adequada orientação, podem ser prejudiciais.
7 - Profissionais do marketing (operadores de telemarketing, vendedores, turismólogos, etc): treinamento vocal nestes casos pode prevenir alterações ocupacionais. Para estes profissionais, a comunicação eficaz é uma ferramenta indispensável, peça-chave para o desenvolvimento de bons negócios. Bons vendedores necessitam dominar a comunicação oral e gestual com naturalidade e eficiência. Boa qualidade vocal, articulação precisa e fala inteligível, com sinais de credibilidade e inteligibilidade, são pré-requisitos nestes casos.

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