segunda-feira, 16 de abril de 2012

Voz e personalidade: sua voz diz muito sobre você!

Alguns estudiosos afirmam que a voz é o espelho da alma, capaz de entregar a idade, o sexo, a procedência geográfica e, principalmente, o estado emocional de qualquer indivíduo. Sem ela, cerca de 40% dos brasileiros não teriam como trabalhar. Para cada voz, há uma personalidade diferente. Cada pessoa apresenta uma voz, com características fisiológicas e psicológicas próprias.Um simples “alô” pode revelar muito sobre o “estado de espírito” da pessoa do outro lado da linha, não é verdade? A voz é, sem dúvida, uma das extensões mais fortes da personalidade, denunciando o estado emocional e de saúde das pessoas. A não ser que você finja bem, seus amigos e conhecidos perceberão seu estado de humor por meio das características de sua voz: se ela está mais abafada, mais aguda, mais grave, mais contida, mais firme, mais fraca...enfim, há uma grande gama de variações.
A voz é uma função neurofisiológica inata nos seres humanos, que se aprimora juntamente com o desenvolvimento orgânico do indivíduo, dependendo de uma complexa atividade de todos os músculos que servem à sua produção e da integridade dos tecidos do aparelho fonador. É fácil entender que um desequilíbrio neste processo gera alterações na qualidade vocal. Mas em relação à personalidade, qual é a explicação adequada? A fonoaudióloga Maria Aparecida Coelho diz o seguinte:
"O tipo de educação e a convivência com outras pessoas ajudam a moldar a voz. Por isso, é comum encontrar vozes parecidas dentro da mesma família. Nesse caso, há  fatores genéticos e ambientais associados. Mas existem casos de pessoas não consanguíneas que têm vozes parecidas. É frequente o fenômeno ocorrer com pais e filhos adotivos, ou mesmo com amigos, porque a voz também vai sendo moldada com a convivência. Esse processo que ajuda a moldar nosso comportamento, nossos gestos e nossa voz aos do interlocutor, sempre que há empatia com outra pessoa, chama-se convergência."
Ela complementa:
"Na verdade, a voz não depende só de fatores biológicos e genéticos. Depende do dia, do estado emocional e de fatores como personalidade, temperamento, caráter, das situações a que a pessoa foi exposta ao longo da vida e da forma como aprendeu a reagir a essas situações."
As vivências de cada um determinarão estas reações. De maneira simplificada, podemos dizer que pessoas tímidas, submissas ou introvertidas falam baixo. Às vezes, essas características indicam uma situação do passado que já foi superada apesar de a pessoa continuar falando do mesmo modo.  Por outro lado, pessoas extrovertidas lidam melhor com desafios, falam alto e de maneira mais confiantes, pois não estão preocupadas com julgamentos alheios.
 

Assim, percebemos que a voz não é algo pronto, mas é ação, movimento, recriada a cada instante. Este é mais um lado fascinante da voz. Suas variações são capazes de acompanhar as nunaces comportamentais do indivíduo.
E você? O que sua voz diz sobre você hoje? Escute-se e cuide bem da sua voz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário