segunda-feira, 28 de maio de 2012

Coaching em Fonoaudiologia:treinamento das habilidades comunicativas
Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, a definição desta área é a seguinte:
"Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é um cocktail, um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros. É um processo que produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas."
Levando esta definição para a área fonoaudiológica, é fácil imaginar a inserção do profissional fonoaudiólogo nesta área de atuação. É possível realizar treinamento de habilidades comunicativas  para possibilitar ao cliente melhores resultados em atividades que envolvam diálogo, explicações e/ou vendas de produtos. Ou seja, com as orientações de um fonoaudiólogo, a capacidade de persuasão e a clareza no discurso dos indivíduos podem ser ampliadas consideravelmente.   
A Fonoaudiologia Empresarial, que abrange o coaching em comunicação, está ganhando destaque nos últimos anos. A experiente fonoaudióloga Maria do Carmo Carrasco, esclarece:"A Fonoaudiologia Empresarial como ciência no seu saber fazer se dedica ao estudo da Comunicação Humana e seus distúrbios na área empresarial. Assim, esse profissional inserido na gestão empresarial e recursos humanos tem sido considerado fundamental na equipe de trabalho transdisciplinar para realizar o brief de necessidades, investigação e diagnóstico comunicacional, análise de desempenho comunicacional de acordo com o segmento empresarial, cargo e função do profissional com o objetivo de aprimoramento e acompanhamento de condições excelentes de comunicação corporativa e pessoal."  
O leque de possibilidades é grande. Acompanhe as novidades do blog e saiba mais sobre a Fonoaudiologia Empresarial.
Acesse também: http://www.copconsultoria.com/index.html, página da Fonoaudióloga Maria do Carmo Carrasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário